quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Muletas

Muitas pessoas precisam de um apoio na vida. O meu apoio se chama muletas. Gostaria de comentar que embora nunca tinha me imaginando perambular por aí com essas coisas enfiadas no sovaco, fiquei muito feliz em poder andar novamente.
Assim que sofri meu acidente não podia movimentar os braços, sendo assim, para onde eu quisesse ir tinha que ser de cadeiras de rodas e ainda ser empurrado.
Lembro que era um trabalho do karamba ser levado ao banheiro para tomar banho. A cadeira ia batendo nas patentes de todas as portas até chegar ao banheiro, e eu ficava puto, a cada batida eu queria esbravejar, xingar quem estava me empurrando. Até parecia um velho rabugento e mal humorado, mas depois que a cabeça esfriava eu me sentia culpado por sentir tais sentimentos.
Hoje não tenho este trabalho, eu posso ir para vários lugares que queira, graças as muletas. O pé dói quando faço isso, mas eu não tenho outra alternativa. Sei que chegou a hora de mostrar pra o meu pé que o seu lugar é abaixo de mim e não acima conforme ele tem ficado nos últimos meses.
A situação das minhas muletas é deplorável, as duas são muito velhas e já estão empenadas pelo uso. Consegui estas muletas através de meu pai (é uma longa história).
Apesar da situação aparente das muletas, não tenho medo, vergonha ou receio de usá-las. Quando estou andando por aí com elas as pessoas ficam todas olhando para a minha perna e nem lembram de olhar para as muletas.
Andar de muletas é muito bom, porém quem as usa tem que tomar cuidado para não acostumar. Nesta ultima vez que fui ao consultório a enfermeira me falou que para muitas pessoas o médico solicita que elas utilizem apenas uma muleta e elas ficam hesitando pois preferem as duas. Isso acaba interferindo no tratamento e recuperação do paciente.
Eu vejo que somos assim, as vezes acostumamos a nos apoiar nas coisas, nas pessoas e aquela ajuda bem vinda torna-se tão importante a ponto de interferir na nossa auto-suficiência e sendo assim:
  • Aquele filho vai precisar para sempre da ajuda do pai;
  • Aquela família vai precisar pra sempre da ajuda do bolsa família;
  • Aquele vai sempre querer ganhar uma cesta básica doada;
  • Aquela mulher vai sempre querer ganhar 8 Litros de leite dos vicentinos para sustentar os seus enumeros filhos;

Mas nem todos são assim, muitas pessoas passam pelas necessidades e ainda ajudam as outras a sair da atual situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário